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Grupos de privacidade estão do lado da Uber na luta por dados de scooter

Departamento de Transportes de Los Angeles está pedindo dados detalhados dos usuários do app


Em Los Angeles, uma batalha está lentamente se formando entre ações de scooters e o departamento de transporte. Agora, as organizações de privacidade estão tomando partido.

 

Empresas de scooters como a Jump, que pertence à Uber, não possuem as políticas de coleta de dados do Departamento de Transportes de Los Angeles (LADOT) necessárias para operar uma empresa de scooters na cidade. Em março, o LADOT concedeu licenças de um ano para Bird, Lyft, Lime, Bolt, Sherpa, Spin e Wheels para oferecer passeios em aplicativos em veículos elétricos de duas rodas. O Uber's Jump recebeu uma permissão temporária.

 

A Uber e a Lyft recusaram partes da licença sobre políticas de dados. O LADOT queria os dados em tempo real, como parte de seu sistema de Especificação de Dados de Mobilidade (MDS). Era exigido que eles "fornecessem informações em tempo real sobre quantos veículos estavam em uso em um determinado momento". A Uber estava disposta a fornecer dados sobre suas scooters como em outras cidades como Oakland e Seattle, mas não da maneira que a LADOT estava exigindo.

 

Muitos detalhes sobre as viagens

 

No início deste ano, o grupo de direitos digitais Electronic Frontier Foundation (EFF) escreveu ao conselho da cidade de LA, preocupado em arriscar as informações pessoais dos clientes. A Lyft enviou uma carta em abril descrevendo três questões principais com o programa de dados. Primeiro, a carta discutia o compartilhamento de dados de origem e destino altamente detalhado dos clientes em tempo real e os dados completos de rotas no final da viagem.

 

A empresa levantou preocupações sobre o uso de terceiros para armazenar dados, que Lyft considerava "salvaguardas insuficientes para proteger as informações dos clientes contra violações, abuso e divulgação". Por fim, observou que o LADOT "não justificava exigir, coletar e armazenar registros detalhados de cada viagem de scooter". A Uber se alinhou da mesma forma e a empresa manteve suas objeções.

 

No final de outubro, a Uber ameaça processar o LADOT por causa da política de dados que ainda está sendo aplicada para o compartilhamento de scooters. Enquanto isso, o departamento de transportes ameaça suspender a permissão da Jump, a menos que a empresa cumpra como os outros operadores de scooter fizeram desde então.

 

Em comunicado divulgado no dia 29, um porta-voz do LADOT escreveu: "Para ser eficaz, o departamento exige informações sobre e as dezenas de milhares de veículos compartilhados operados por empresas de tecnologia de transporte que usam nossas ruas para obter lucro".

 

"Enquanto todas as outras empresas de scooters e bicicletas permitidas estão em conformidade com nossas regras - a Uber recusou repetidamente. Os requisitos de LA estão claros desde novembro passado e a Uber concordou em cumpri-los. Às 17h de terça-feira, esperamos que a Uber entre em conformidade ou eles enfrentarão um processo de suspensão", diz o comunicado.



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