Notícias

Como descadastrar seu email de sites indesejados

Saiba como tirar seus contatos da base de dados das empresas


Um exemplo muito comum de uso indevido de dados é o envio de e-mail marketing sem permissão do usuário. É algo que incomoda muitas pessoas que têm sua caixa de emails lotada todos os dias por publicidade e conteúdos não solicitados.

 

Enquanto não entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que torna ilegal o envio de publicidade sem o consentimento do usuário, é possível usar algumas ferramentas para evitar uma caixa de entrada lotada todos os dias.

 

Uma delas é o Just Delete Me, que reúne os links de descadastro dos principais sites que enviam emails. É possível acessar rapidamente a página de remoção de e-mail do Booking, Amazon, Coursera, Disqus, Hotmail, Kickstarter e Pinterest, entre muitas outras páginas da web.

 

O site ainda classifica o nível de dificuldade de remoção de conta para um deles. Os nomes de sites que aparecem com o fundo preto, por exemplo, são "impossíveis" de descadastrar, enquanto aqueles em verde são considerados fáceis.

 

Outra ferramenta é o Unroll.me, que funciona de forma diferente. Você faz o login com seu email (e na hora do cadastro o site é transparente em dizer para que usa seus dados), então aparece o número de listas de emails em que você está cadastrado. Quando aparecer a lista de sites que lhe mandam newsletters, do lado de cada um há a opção de descadastrar ou manter na caixa de entrada.

 

As duas ferramentas são gratuitas, sendo rápidas e simples de usar. É uma forma de ganhar tempo que você passaria excluindo emails sem ler e garantir sua privacidade, mantendo seus dados de contato somente com os sites que você tem interesse.

 

A partir de agosto de 2020, quando a nova lei de proteção de dados pessoais entrar em vigor, todas as empresas devem obter o consentimento dos usuários para enviar emails de publicidade. Além disso, ao pedir os dados de contato, devem deixar claro para que irão usar essas informações e os cidadãos podem pedir a alteração e exclusão dos dados quando quiserem.

Comentários