Notícias

Google lança ferramenta para fortalecer senhas

Ferramenta será adicionada ao Chrome ainda em 2019


O Google lançou nesta semana um novo serviço chamado Password Checkup, que irá verificar as senhas salvas de cada usuário, caso tenham vazado e sido comprometidas por violações de outros serviços. No momento, o serviço está disponível para o painel da web do Google e aparelhos Android, mas também será incluído no navegador Chrome ainda em 2019.

 

Na web, a verificação de senha estará disponível em passwords.google.com. Este será o site em que essas senhas serão sincronizadas se os usuários do Chrome optarem por usar uma conta do Google com o navegador e, em seguida, salvar as senhas.

 

O site de checagem de senhas do Google existe há algum tempo, mas é conhecido apenas por usuários avançados do Chrome. Porém, a partir de agora, o mecanismo de buscas quer que todos os usuários do Chrome considerem ele o "gerenciador de senhas" oficial da empresa.

 

PrivacyTech.com.br/files/4f70afdc96d8fdd57e8f69f0759b01e7/midia_foto/20191003/checagem-de-senhas-google.png" />

Fonte: Google

 

É nessa ferramenta que os usuários poderão ver uma lista de todas as senhas que já salvaram no Chrome e também acessar o novo recurso de verificação. Para usar o novo recurso, um novo botão que diz "Verificar senhas" estará disponível. Uma vez pressionado, o Google pega todas as senhas do usuário e as verifica em um banco de dados interno de mais de quatro bilhões de credenciais de usuário que vazaram online por violações em outras empresas.

 

Se uma combinação de nome de usuário e senha for encontrada nesse banco de dados, o Google avisará o usuário que ele precisa alterar a senha, pois corre o risco de ter a conta invadida por hackers. Em dispositivos Android, o recurso pega todos os detalhes da conta salvos e os compara no mesmo banco de dados interno do Google. Os usuários podem acessar a verificação de senha em seus dispositivos através do aplicativo oficial "Google" para Android.

Comentários