Notícias

Grupo Alibaba sofre ataque cibernético e mais de um bilhão de dados são vazados

O grupo chinês 163.com noticiou o vazamento.


O grupo Alibaba é um dos pioneiros do e-commerce e agora se tornou vítima de ataques cibernéticos. A organização chinesa recentemente sofreu um ataque hacker. Com 250 milhões de compradores ativos em seu país, a Alibaba é responsável por 60% do volume de entregas na China.

O responsável por trás do ataque

 

Por se tratar de uma empresa gigante, grupos hackers almejam ataques cibernéticos para tirar proveito da grande quantia de dados presentes nos servidores. No entanto, a segurança é redobrada nessas empresas. O grupo chinês '163.com' noticiou o vazamento. Sites parceiros da Alibaba também foram vítimas dos ataques cibernéticos.  

 

Neste caso, fontes indicaram que o responsável por trás do vazamento dos dados foi um parceiro da companhia. Um comerciante afiliado ao Alibaba usou um rastreador de uma maneira que, cuidadosamente, foi implementado na infraestrutura do grupo chinês. O ataque foi operado em segundo plano por vários meses e de uma maneira discreta para que  não levantasse suspeita. Em uma investida massiva, a probabilidade de detecção seria muito maior. 

 

Consequências jurídicas e penas 

 

O Tribunal de Suiyang na China condenou o criador do dispositivo de rastreamento e comerciante pelo crime. No entanto, a pena ainda não foi aplicada em definitivo, levando em consideração que muitos detalhes estão acobertados. A previsão inicial é de que a pena mínima prevista seja de três anos na prisão para os realizadores do ataque cibernético.  Curiosamente, pelo o que foi apurado, nenhum dado foi compartilhado por terceiros. Em caso de veracidade, ameniza a pena. Esse episódio serviu para o Alibaba prontificar os seus meios de segurança. 

Crescimento de ataques cibernéticos no mundo 

 

Os ataques cibernéticos aumentaram na pandemia. São diversas razões que motivam os feitores dos ataques, sendo a principal delas o dinheiro vindo de resgates, mas também a política.

 

Os ataques cibernéticos contra empresas de maior porte sofreram um aumento exponencial. Porém, organizações de todos os tamanhos sofrem ataques, principalmente aquelas tentativas que bloqueiam sistemas essenciais ao trabalho e só liberam após um pagamento ao grupo criminoso.

 

Por vezes, as empresas de maior parte são atacadas e os realizadores dos ataques compartilham dados com terceiros. Em casos recentes, se percebe a venda de códigos-fontes e informações gerenciais para os mesmos.

 

É bem provável que você já tenha visto a notícia de que diversas redes sociais tiveram seus dados vazados, como foi o caso do Facebook em 2018. No último ano, os ataques cibernéticos atingiram o Twitter e os hackers passaram-se por famosos adentrando suas contas. 

 

Bill Gates foi um dos atacados juntamente com mais de 45 contas influentes e de grande alcance na rede.  Em uma publicação, o infiltrado  na conta do empresário americano pediu o envio de bitcoins, por exemplo.

 

Em resumo, o investimento em cibersegurança é fundamental para o andamento dos negócios de empresas de todos os portes, em todo o mundo. Com um bom sistema de segurança e equipes bem orientadas, é possível evitar golpes e fraudes, minimizando danos à imagem da instituição e também aos cofres.

Comentários