Notícias

Novas TVs da Samsung permitem gerenciamento de privacidade

Usuário terá poder de escolha sobre coleta de dados pela televisão


Um novo aplicativo de privacidade será adicionado aos novos televisores da Samsung, de acordo com revelação durante a CES 2020. O aplicativo Privacy Choices trará ao usuário informações de privacidade, mostrando o que é coletado de dados enquanto ele está assistindo televisão.

 

De acordo o Engadget, ao app permite ter uma visão geral sobre quais dados a respeito do usuário são coletados durante o dia e informações sobre a conectividade com contas de redes sociais. O armazenamento do histórico de canais e vídeos e os áudios do microfone da Smart TV, que fica ligado para receber comandos de voz, comprometem a privacidade de quem utiliza esses televisores inteligentes.

 

O usuário terá o poder de controlar quais dados são compartilhados e cortar a sincronização de informações, caso ache certas coletas de informações desnecessárias ou exageradas.

 

O serviço não está disponível para testes durante a feira e nem imagens da interface foram divulgadas pela Samsung. O app deve estrear nos modelos da linha 2020. Não há informações sobre a chegada do Privacy Choices em Smart TVs que já estão no mercado.

 

Segundo o Consumer Reports, em um estudo recente, pesquisadores da Northeastern University e Imperial College London analisaram TVs inteligentes e outros dispositivos conectados à internet e descobriram que muitos deles enviavam dados para Amazon, Facebook e Doubleclick, empresa de publicidade do Google. Quase todas as TVs analisadas enviaram dados para a Netflix, mesmo que o aplicativo não estivesse instalado ou o proprietário não o tivesse ativado.

 

Outro estudo, feito por pesquisadores de Princeton e da Universidade de Chicago, analisou não as TVs, mas dois dispositivos de transmissão de decodificadores populares da Roku e da Amazon Fire TV. São oferecidos mais de 2 mil canais, e os pesquisadores encontraram rastreadores em 69% dos canais Roku e 89% nos canais de TV Amazon Fire. É provável que os números sejam os mesmos para as TVs inteligentes que possuem as plataformas da Roku e da Amazon incorporadas.

Comentários