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Novo anúncio da Apple trata a privacidade de forma divertida

O vídeo retrata, de uma forma divertida, a sensação que as pessoas têm ao serem praticamente "perseguidas" pelos apps que utilizam.


A Apple recentemente lançou um novo anúncio em vídeo para falar de suas medidas de privacidade para proteger os usuários de Iphone. O objetivo é divulgar a transparência de rastreamento de aplicativos, que permite que o usuário controle quais apps têm permissão para rastrear suas atividades no dispositivo.

 

O vídeo retrata, de uma forma divertida, a sensação que as pessoas têm ao serem praticamente "perseguidas" pelos apps que utilizam. No comercial, um homem começa a ser perseguido por várias pessoas, que vêem de perto tudo que ele faz durante o dia.

 

Essas pessoas, no vídeo, estão representando os aplicativos, que coletam dados de usuários a todo momento se isso for consentido. Quando o protagonista do comercial decide controlar suas configurações de privacidade, essas pessoas "somem". No Youtube, já são mais de 14 milhões de visualizações. Assista:

 


Ultimamente, a Apple tem investido grandes esforços em privacidade. Um exemplo é que esse é o segundo anúncio sobre o assunto nos últimos oito meses. O vídeo se propõe a divulgar o novo recurso App Tracking Transparency (ATT), que exige que os desenvolvedores solicitem permissão antes de rastrear as pessoas em aplicativos e sites. 

 

Facebook se mostrou contra a novidade

 

Se você atualizou seu iPhone para iOS 14.5, já deve ter notado algumas notificações surgindo perguntando se deseja permitir que os aplicativos coletem seus dados. Recentemente falamos aqui no Privacy Tech que o Facebook lutou contra a atualização, até mesmo acusando a Apple de prejudicar pequenas empresas e representar uma ameaça para a web aberta como a conhecemos.

 

A rede social foi a maior crítica das novas regras de rastreamento de aplicativos, chegando a dizer que esperava perder 7% da sua receita anual com a nova política de privacidade. A indústria de publicidade prevê que cerca de 70% do mercado do fabricante do iPhone irá optar por desativar o rastreamento de aplicativos. 

 

O lado negativo para a empresa é que ter menos dados sobre usuários de Iphone pode fazer com que algumas empresas deixem de segmentar anúncios para quem utiliza os telefones da Apple. Por outro lado, essa é uma forma da big tech se mostrar defensora da privacidade de seus usuários e da importância do consentimento para que sejam coletadas informações pessoais.

 

Usuários estão mais conscientes sobre privacidade

 

Algumas pesquisas mostram que até 95% dos usuários estão optando por não permitir que os aplicativos coletem seus dados. Está ficando explícito para as empresas que a maioria das pessoas não gosta de entregar informações sobre tudo o que fazem e compram online. A maioria das pessoas prefere manter suas informações pessoais privadas.

 

Essa é a medida mais agressiva da Apple até agora por possibilitar as pessoas tocarem no botão "Pedir ao aplicativo para não rastrear". A empresa de tecnologia tem sido bastante consistente ao dizer que os desenvolvedores devem ter permissão para rastrear os usuários, desde que eles entendam o que isso significa e aceitem.

 

A Apple afirmou que seu único objetivo era dar aos usuários a escolha de serem rastreados ou não. Agora, no entanto, a empresa pode acabar encorajando os usuários a não entregarem suas informações.

 

A big tech está exibindo este anúncio enquanto termina de se defender em um julgamento antitruste com a Epic Games, onde tem afirmado consistentemente que as políticas da App Store tratam de proteger a privacidade do usuário. Porém, para atingir o objetivo de aumentar a conscientização sobre o quanto estamos sendo rastreados, o anúncio está sendo bem sucedido.



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