Notícias

O aumento no investimento em tecnologia jurídica.


A empresa de consultoria, Gartner, indica grande mudança no setor jurídico. A previsão é de que em 2023, um em cada três escritórios tenha um especialista em tecnologia jurídica. 

Os setores mais tradicionais, como o direito, não vão escapar de ser afetados pela Transformação Digital que está ocorrendo no mundo. Até 2023, a expectativa é de que 33% dos departamentos jurídicos corporativos terão um especialista em tecnologia jurídica. Enquanto que os gastos organizacionais com tecnologias de gerenciamento e monitoramento de riscos de terceiros terão aumento de 50%.

A Associação Brasileira de Startups (ABStartups), no Brasil o número de empresas específicas em lawtech dobrou nos últimos cinco anos, chegando na marca de 84 no fim de 2019. As lawtech são empresas que desenvolvem tecnologias aplicáveis ao meio jurídico. O objetivo, de modo geral, é oferecer soluções tecnológicas para otimizar o tempo de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos corporativos. Buscando, assim, uma rotina mais eficiente.

Por aqui, podemos ver que uma das empresas que atua com Direito Previdenciário é a que mais vem crescendo. O Previdenciarista vem mostrando um crescimento significativo e já possui 9 mil clientes. A plataforma automatiza análises em previdência e indica petições referência, ajudando os advogados nos processos. Ela possibilita que o advogado consiga fazer os cálculos de benefícios previdenciários em pouco tempo, evitando erros e economizando tempo do profissional. Ainda existe a possibilidade da plataforma indicar petições parecidas que podem ajudar o profissional no caso. 

"Várias tarefas no direito são bem burocráticas e exigem trabalho mecânico. O papel do Previdenciarista é agilizar estes trabalhos e deixar o especialista com mais tempo livre para traçar cenários e investir tempo no cliente. Uma petição exige múltiplos conhecimentos e muitos detalhes, que a tecnologia faz em segundos. Com baixo investimento, o advogado consegue ganhar tempo e precisão, o que torna seu escritório mais estratégico" Renan Oliveira, cofundador da plataforma.

Para Renan, a automação do direito é um caminho sem volta.

Comentários