Notícias

Tudo sobre o consórcio de Linux, Microsoft e Google para proteção de dados

Grupo irá oferecer novas soluções de privacidade para o mercado


Foi anunciado em agosto de 2019 nos Estados Unidos o Confidental Computing Consortium, uma iniciativa da Fundação Linux para dar mais segurança aos dados em nuvem. Estão nesse projeto empresas de hardware e software, além de desenvolvedores e especialistas em softwares de código aberto, para criar padrões de segurança que aumentem a proteção das informações. Entre os nomes estão as empresas Baidu, Google, IBM, Intel, Microsoft e Tencent.

A prioridade do consórcio, no início do projeto, será o armazenamento correto e a criptografia de dados. Quando as informações dos usuários não são criptografadas, isso faz com que fiquem mais expostas e comprometam a segurança e privacidade das pessoas e empresas.


PrivacyTech.com.br/files/4f70afdc96d8fdd57e8f69f0759b01e7/midia_foto/20190906/ccc-1.png" />

 

Para participar do Confidential Computing Consortium, as organizações devem disponibilizar tecnologias de código aberto para que outras empresas incorporem esses padrões de segurança. São três projetos iniciais no consórcio:

 

  • Intel® Software Guard Extensions Software Development Kit: irá ajudar desenvolvedores a garantir que alguns códigos não possam ser divulgados ou modificados dentro de uma plataforma;

 

  • Microsoft Open Enclave SDK: estrutura de software livre que permitirá a criação de aplicativos TEE (Trusted Execution Environment) usando uma única abstração de encapsulamento;

 

  • Red Hat Enarx: irá fornecer independência de hardware para proteger aplicativos usando TEEs.

 

Jim Zemlin, diretor executivo da Fundação Linux, conta que o consórcio "é um dos principais indicadores do que está por vir para segurança em computação e ajudará a definir e desenvolver tecnologias abertas para dar suporte a  essa infra-estrutura de confiança para dados em uso".

 

Já Royal Hansen, vice-presidente de segurança do Google, conta que "à medida que a comunidade de código aberto introduz novos projetos como o Asylo e o OpenEnclave SDK, e os fornecedores de hardware introduzem novos recursos de CPU que mudam a maneira como pensamos em proteger programas, sistemas operacionais e máquinas virtuais, grupos como o Confidential Computing Consortium ajudarão empresas e usuários a entender seus beneficia e aplica esses novos recursos de segurança às suas necessidades".

 

Diretor técnico da Microsoft, Mark Russinovich está otimista quanto ao projeto: "esperamos que essa contribuição para o Consórcio possa colocar as ferramentas nas mãos de ainda mais desenvolvedores e acelerar o desenvolvimento e a adoção de aplicativos que melhorarão a confiança e a segurança na computação em nuvem e na borda".

Comentários