Proteção de dados

As ferramentas mais essenciais de privacidade em 2021

Se você busca proteger a sua própria privacidade online como pessoa física, conheça algumas ferramentas da internet que podem ajudar você!


Nunca se falou tanto sobre proteção de dados e privacidade na internet. Com o crescimento das lojas online, aplicativos e redes sociais, ficamos cada vez mais expostos e migrando nossas vidas para o universo digital.

 

Ainda que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) esteja em vigor e as empresas sejam obrigadas a proteger os dados de clientes e colaboradores, cada um precisa fazer a sua parte.

 

Por isso, se você busca proteger a sua própria privacidade online como pessoa física, conheça algumas ferramentas da internet que podem ajudar você!

 

1 - Signal: chats seguros

 

Quando se trata de falar com seus colegas de trabalho, família ou parceiro, existe o app Signal. O aplicativo de mensagens privadas é gratuito e permite que você faça ligações, chamadas de vídeo e mensagens de texto criptografadas de ponta a ponta com qualquer pessoa.

 

Ao contrário de outras plataformas de mensagens (como o WhatsApp do Facebook), o Signal não coleta tantos dados do usuário. Em 2016 a empresa recebeu uma intimação do Distrito Leste da Virgínia exigindo que repassasse dados sobre dois usuários do Signal. Como o Signal não coleta os dados pessoais dos usuários, a única informação que ele poderia "produzir em resposta a uma solicitação como essa é a data e hora em que um usuário se registrou no Signal e a última data de conectividade de um usuário ao serviço Signal".

 

2 - Tor: navegador privado

 

O navegador é fácil de usar, é gratuito e roteia seu tráfego criptografado da web por meio de várias retransmissões em um esforço para sufocar qualquer empresa que tente segui-lo pela web.

 

Se você estiver no celular, existem algumas outras opções de navegação privada, embora o Tor (disponível no Android, mas não no iOS) ainda seja o padrão ouro. Se você estiver usando iOS, o Onion Browser é sua melhor aposta.

 

3 - Google Authenticator: proteja suas contas

 

Os aplicativos de autenticação como o Google Authenticator (disponível para iOS e Android) ou a versão da Microsoft do mesmo, permitem que você proteja suas contas com autenticação de dois fatores, o que é mais seguro do que simplesmente usar um número de telefone.

 

Para uma proteção adicional, procure um gerenciador de senhas como o LastPass (ou um de seus concorrentes) e bloqueie suas contas de verdade.

 

4 - Remova suas buscas do Google

 

Embora algumas empresas ofereçam um serviço pago especializado em remover suas informações da web, existem listas de opt-out disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa com o tempo necessário para examiná-las todas.

 

O truque, no entanto, é que o próprio Google oferece uma ferramenta de exclusão destinada a "Remover suas informações pessoais do Google". Não funcionará para todos, mas a empresa diz que removerá informações como "conteúdo que expõe informações de contato com a intenção de prejudicar" dos resultados de pesquisa.

 

Portanto, siga em frente e, no processo, certifique-se de que a última metade do seu ano seja mais privada do que a primeira. Com essas ferramentas, você mantém seus dados mais protegidos contra fraudes, vazamentos e exposição a pessoas mal intencionadas. 

 

Comentários