Proteção de dados

Desenvolvedores estão contornando as regras da Apple sobre fingerprint

Com uma coleta de dados "servidor a servidor", a técnica pode ocultar a atividade de rastreamento do aplicativo.


- Pexels

A Apple segue na luta contra aqueles que cometem ilegalidades com os seus produtos. Alguns desenvolvedores estão burlando as novas regras de rastreamento que estão presentes nos aplicativos da empresa. Os publishers criaram uma técnica de fingerprint, que é a coleta de uma grande quantidade de dados sobre um dispositivo que permite identificá-lo, e pode passar de uma maneira despercebida pelo radar. 

Com uma coleta de dados "servidor a servidor", a técnica pode ocultar a atividade de rastreamento do aplicativo. Sendo assim, é combinada a soma de solicitação de informações do dispositivo e de seu portador. Isso faz com que aqueles que tentam contornar o sistema de rastreamento da Apple, só consigam se revelar ilicitamente após o usuário já ter chegado ao servidor desejado, que no caso, é o núcleo do aplicativo. 

Sendo assim, a Apple pode suspeitar de desenvolvedores de aplicativos que solicitam informações específicas de usuários para a realização de coleta de dados e é muito difícil provar sem acesso ao servidor da Apple.

A nova estrutura de transparência de aplicativos, que foi implementada pela Apple, terá uma exigência para que os aplicativos coletem dados identificáveis. A exigência é que os usuários finais deem consentimento afirmativo para o rastreamento.  

Aqueles que trabalham no mercado da tecnologia acreditam que a maioria dos usuários do mercado IOS não consentirá, fazendo com que isso gere uma grande perda de receita de anúncios em sua estrutura. 

 

Mais privacidade pode gerar menos receita de início

 

A principal estratégia da Apple para combater o fingerprint ilícito depende dos editores de aplicativos. Caso o aplicativo incorpore a técnica de coleta de dados e a Apple detectá-lo, esse aplicativo tem um alto risco de ser banido da App Store.

Alguns aplicativos grandiosos no mercado estão dispostos a fechar a própria aplicação no iOS. O Facebook , que é o maior crítico das novas regras de rastreamento de aplicativos, disse que espera perder 7% da sua receita anual. A indústria de publicidade prevê que cerca de 70% do mercado do atuante do iPhone irá optar por desativar o rastreamento de aplicativos. 

De uma forma geral, ter menos dados sobre usuários de Iphone pode fazer com que algumas empresas deixem de segmentar anúncios para quem utiliza os telefones da Apple. Por outro lado, essa é uma forma da empresa se mostrar defensora da privacidade de seus usuários e da importância do consentimento para que sejam coletadas informações pessoais.

 

Entenda mais sobre fingerprint

 

A técnica de fingerprint se baseia em rastrear um usuário conforme ele acessa determinado site ou aplicativo. A pessoa que visita o site ou app tem seus dados vistos pela empresa que é dona daquela plataforma, que poderá saber qual é o seu sistema operacional, dispositivo que está utilizando, muitas vezes a localização, etc.

Esses dados são utilizados pelos donos dos portais e aplicativos para vender anúncios direcionados, para empresas que querem anunciar seus produtos para quem utiliza um tipo de celular específico, ou mora em uma cidade específica.

Para que essas informações sejam coletadas, é preciso que a pessoa dê o consentimento, e é para isso que a Apple implementou as novas regras.

 

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