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Google anuncia o fim dos cookies: o que muda no marketing digital?

Em janeiro de 2021, o navegador Google Chrome alertou aos seus usuários que não irá mais reconhecer cookies de terceiros a partir do próximo ano.


Em janeiro de 2021, o navegador Google Chrome alertou aos seus usuários que não irá mais reconhecer cookies de terceiros a partir do próximo ano. Tal notícia pegou alguns profissionais de marketing digital desprevenidos. Por isso, o Google já está consciente de mais alternativas menos invasivas. 

 

Atuação dos cookies e sua importância

 

Você sabe como os cookies funcionam e qual o seu papel no marketing digital? Caso você não saiba a funcionalidade dos cookies, vamos dar um exemplo. 

 

Um negócio pequeno está buscando crescer, digamos que seja um commerce especializado na venda de tênis. O seu site era atrativo, e as pessoas entravam para ver as promoções e comparar o preço com outras lojas. 

 

Dependendo da frequência do acesso ao site, o Google recomenda propagandas personalizadas voltadas ao consumo de tênis para aquela pessoa que visitou o site. Se o e-commerce do exemplo utiliza cookies, seus produtos aparecem novamente aos visitantes, em forma de anúncio, caso a empresa pague por esse espaço e rastreie a atividade dos usuários com os cookies específicos para isso.

 

O impacto do fim dos cookies de terceiros no marketing digital 

 

Pode ser que o impacto seja diminuído com as novas iniciativas do Google. O simples fato da anulação do cookies ter sido exposta para a efetivação em 2022 mostra que, indiretamente, o Google já passava impressões que estaria trabalhando com outros métodos que suprirão a atuação dos cookies. 

Quando nos referimos a uma técnica menos invasiva, o uso de cookies está ligado com a LGPD (Lei geral de Proteção de Dados). Com a efetivação da lei, sites foram impostos a solicitar permissão do uso de cookies. 

 

Sendo assim, o usuário escolhe se deseja compartilhar suas informações de pesquisa para receber propagandas personalizadas. Agora, para o Google, há uma preocupação a mais. Para isso, a empresa conta com os maiores e melhores engenheiros que atuam com softwares no mundo. De toda a receita milionária da empresa, mais do que 80% da receita é nucleada  através das propagandas e do mercado de anúncios. 

 

Para acalmar o coração daqueles que ficaram preocupados com a notícia, a situação pode não ser tão ruim. O método de cookies foi o melhor estilo de aproximar e personalizar o que o usuário vê na internet para não perder vendas e aquecer os leads, mas pode ter uma substituição. 

 

Alternativas conhecidas de remarketing

 

O universo do marketing digital é composto por diversas estratégias. Os cookies tem o objetivo de fazer o cliente não se esquecer de uma empresa e dos produtos que viu, sendo "perseguido" pela marca na internet.

 

Quando deixamos de lado o uso de cookies, podemos pensar que esse relacionamento pode ser mantido de diversas formas: incentive seu visitante a assinar uma newsletter e a acompanhar as redes sociais da sua marca, por exemplo.

 

O consumidor dos dias atuais quer estar no controle da publicidade que recebe e entrar em uma lista de contatos somente quando autorizar. Porém, se há uma oferta de valor, como um bom conteúdo e promoções, seu público não vai hesitar na hora de manter um relacionamento com sua empresa.

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