Redes Sociais

Para facilitar compreensão, Meta atualiza políticas de privacidade do Facebook e Instagram

Desde que se tornou "Meta", a empresa dona do Facebook e do Instagram vem anunciando diversas mudanças. A mais recente é a mudança nas políticas de privacidade das suas redes sociais e também do aplicativo Messenger.


A Meta, que já teve seu nome estampado em notícias devido a alguns escândalos envolvendo privacidade de dados pessoais, surge com uma nova abordagem, que ao que tudo indica, pretende melhorar a sua imagem perante os usuários além de oferecer uma melhor experiência na utilização de seus serviços.

O vice-presidente da Meta, Rob Sherman explica: "Atualmente, a política de privacidade é uma grande muralha de texto. Além de ser longa, é complicado para as pessoas entenderem".

Política de Privacidade ganhará nova "cara" mas não mudará suas práticas

Os ajustes, por sua vez, não vão modificar as políticas da empresa; apenas criar uma abordagem mais simples de ser compreendida, incluindo então uma linguagem mais acessível, ilustrações e vídeos, além de um texto agora dividido em tópicos, para melhor entendimento.

Ao Globo, a Meta afirmou: "Inspirados pelo feedback de especialistas em privacidade e dos usuários das nossas tecnologias, reescrevemos e redesenhamos a política para facilitar a compreensão das pessoas para que assim pudessem tomar decisões informadas sobre como desejam usar nossos produtos. Em segundo lugar, queríamos dar uma cara nova ao local onde as pessoas conseguem encontrar informações sobre as nossas práticas de dados e dar mais visibilidade às ferramentas e controles de privacidade disponíveis". 

O objetivo é que essa nova roupagem das políticas de privacidade tragam mais transparência sobre as informações coletadas pela Meta e compartilhados com aplicativos parceiros, muito embora não signifique que a quantidade de dados coletados vá ser reduzida.

"As atualizações que estamos anunciando hoje são inspiradas pelo feedback de especialistas em privacidade, legisladores e usuários dos nossos serviços. Nosso objetivo é atualizar nossa Política de Privacidade com mais frequência à medida que continuamos aprendendo quais áreas podemos melhorar", disse a Meta.

O texto da política, que antes era conhecida como "Política de Dados", agora foi atualizada e melhor estruturada, incluindo exemplos e uma linguagem menos técnica, além de vídeo informativo e respostas para dúvidas frequentes:

"As informações que coletamos e tratamos sobre você dependem do seu uso dos nossos Produtos. Por exemplo, coletamos informações diferentes se você vende móveis no Marketplace ou publica um vídeo do Reels no Instagram. Quando você usa nossos Produtos, coletamos algumas informações sobre você, mesmo que não tenha uma conta", explica a empresa para os usuários.

Leis de proteção de dados forçam empresas a se adaptarem

A iniciativa da Meta foi anunciada quase um mês após o Twitter anunciar a reformulação da sua política de privacidade, com o objetivo de torná-la mais interativa e simplificada.

Esse movimento tem surgido a partir da execução das sanções previstas pelas leis que regulam o tratamento de dados pessoais, a GDPR e recentemente, a LGPD, leis estas que obriga que empresas tornem essas políticas claras e acessíveis.

A nova política da Meta entrará em vigor no dia 26 de julho e os usuários serão notificados, além disso a empresa anunciou que irá exibir um aviso sobre essas alterações na parte superior do Feed de Notícias do Facebook.

 

Comentários