Redes Sociais

Proteção de Dados: qual rede social oferece mais segurança para os usuários?

A privacidade de dados segue em pauta, e cada vez mais buscamos segurança. Mas você sabe quais redes sociais são mais seguras para o usuário? Confira na íntegra.


Em tempos de uma maior preocupação com privacidade de dados, usuários do mundo todo têm buscado saber o quão seguras são as plataformas que detém suas informações, afinal, agora com as regulamentações sobre o tema ganhando força, ninguém mais aceita ser tratado de forma displicente.

 

Com a popularização da internet, as mídias sociais foram ganhando força, e antes o que era usado para interação entre amigos, se tornou, para muitos, seu local de trabalho ou uma necessidade.

 

Nunca estivemos tão conectados. E essa nova forma de viver mais virtual tem exigido uma maior atenção à forma como nossos dados pessoais são tratados por essas plataformas que hoje formam um banco de dados gigantesco.

 

Com a GDPR e a LGPD, e inúmeros escândalos envolvendo gigantes de tecnologia, os olhos do mundo finalmente se voltaram para a segurança do usuário, que muitas vezes passa mais tempo nessas plataformas do que offline.

 

Hoje as redes sociais poderiam ser consideradas seguras? É sobre isso que iremos falar.

 

As redes sociais são seguras?

 

Independente do investimento que a plataforma faça em segurança, nunca será suficiente para oferecer ao usuário 100% de certeza, visto que depende muito de como o usuário utilizará essas redes também.

 

As ferramentas estão disponíveis, porém precisam ser usadas. O que significa que as boas práticas do uso das redes sociais devem ser levadas mais a sério por quem busca essa segurança.

 

Não compartilhar localização. Não postar sobre estar em um local no momento que você está lá. Desativar a visualização das suas postagens por quem não faz parte dos seus amigos e evitar expor muitos detalhes da vida pessoal, são algumas formas de utilizar as redes com bom senso.

 

Porém, quando se trata de privacidade dos dados fornecidos, algumas plataformas são melhores que outras e até o momento as mais indicadas são:

 

  • Twitter: O Twitter hoje é considerado uma das plataformas de mídias sociais mais seguras do mundo. Com mais de 321 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, a empresa não economiza em ações que priorizem a privacidade e segurança dos seus usuários.

 

  • Telegram: O Telegram conta com criptografia de ponta a ponta, além de também fornecer a opção de bate-papo secreto e grupos privados.

 

  • LinkedIn: Com cerca de 575 milhões de usuários ao redor do mundo, o LinkedIn possui um sistema de segurança bastante robusto, porém no quesito mensagens, as mesmas ainda não possuem criptografia.

 

  • WhatsApp: Apesar de ser um produto da polêmica Meta, o WhatsApp oferece criptografia ponta a ponta, recursos de segurança integrados e é hoje o aplicativo de mensagens mais popular no mundo.



Como proteger seus dados?

 

  • Atenção às suas senhas: suas senhas precisam ser fortes e o ideal seria que você tivesse uma senha separada para cada rede social, usando talvez um gerenciador de senhas para não esquecê-las.

 

  • Atenção ao e-mail: aprender a identificar emails de phishing que se passam por emails oficiais é indispensável. 

 

  • Atenção à localização: é interessante para sua segurança que você não seja rastreado onde estiver e para isso verifique com quais aplicativos o seu celular compartilha sua localização.

 

Portanto, além de priorizar plataformas que possuem um maior compromisso com a sua segurança, tomar certas atitudes também só irão te favorecer, auxiliando assim em um melhor proveito do que as redes sociais tem a oferecer.

Comentários