Vazamentos

Dados de 70 milhões de motoristas são vazados pelo Detran

Vazamento foi devido a uma falha no sistema do órgão no Rio Grande do Norte


No Rio Grande do Norte, uma falha no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permitiu o acesso aos dados de 70 milhões de brasileiros com carteira nacional de habilitação. Essa é quase a totalidade de CNHs emitidas no país. A brecha já foi corrigida.

 

O problema foi descoberto a partir da análise de um pesquisador de segurança da informação, que estudou o sistema do Detran durante três meses. Para acessar os dados do sistema, era somente necessário inserir um CPF, que o pesquisador gerava de forma aleatória.

 

Entre os dados que poderiam ser acessados desses 70 milhões de brasileiros habilitados, estavam endereço residencial, números de telefone, sexo, data de nascimento, CPF e carteira de identidade, além da foto do documento. O órgão já realizou as modificações no sistema para evitar novos vazamentos.

 

Confira a nota do Detran na íntegra:

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) esclarece que, de imediato, a equipe técnica de Informática do órgão sanou a falha ocorrida em seu sistema.

 

Cabe ressaltar que os dados dos usuários não foram afetados, assim como não houve interferência nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) nem no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

 

A Direção-Geral do Detran está abrindo um procedimento administrativo para apurar o fato ocorrido.

SEE ALSO ...