Notícias

Entenda o que aconteceu com o servidor do CNPq

O que ocorreu é que a placa do servidor do CNPq queimou e não havia um backup para substituição.


Você deve ter ouvido falar do apagão que aconteceu nos últimos dias com o servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O problema chegou a derrubar a plataforma Lattes, utilizada pelo meio acadêmico para inclusão de currículos. Nessa plataforma, estão informações como trabalhos desenvolvidos, pesquisas, orientações, formações, etc.

 

Placa do servidor queimou

 

O que ocorreu é que a placa do servidor do CNPq queimou e não havia um backup para substituição. A folha de pagamento do Conselho também foi comprometida com esse problema, tendo que ser feita manualmente nos dias do apagão.

 

O ocorrido rendeu muitas críticas nas redes sociais, principalmente no Twitter. O apagão ocorreu justamente durante o governo Bolsonaro, presidente que inclusive demitiu o presidente do CNPq em 2020.

 

Na rede social, o apagão resultou em tweets revoltados de pessoas do meio acadêmico, da política e celebridades.

 

"Estamos falando do trabalho árduo de milhares de brasileiros. A Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento", disse em tweet o ex-BBB e doutorando Gil do Vigor.

 

"São milhares de informações de pesquisadores e trabalhos científicos que podem ter sido perdidos para sempre. A política de negação da ciência do governo Bolsonaro empurra o Brasil para as trevas. Investigação urgente!", escreveu a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP).

 

"A informação de que milhares de dados acadêmicos desapareceram do CNPq é mais uma demonstração do desprezo do governo Bolsonaro pela ciência", comentou o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).

Comunicado do Conselho

 

Em texto publicado na tarde do dia 27 de julho, o CNPq afirmou que não foram perdidas informações com o apagão e o pagamento de bolsas de pesquisa não foi afetado. A equipe já está realizando os procedimentos para a restauração do acesso à plataforma Lattes, que na manhã de quarta-feira (28) ainda estava fora do ar.

 

"Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão" diz a nota do Conselho.

 

Aprenda a se prevenir

 

O caso do CNPq teve notoriedade por se tratar de um órgão público, mas empresas não estão livres de sofrerem com apagões. O ideal é sempre ter um servidor backup para se proteger.

 

Ele é um tipo de servidor que mistura as tecnologias de hardware e software. Possibilita a cópia segura para a recuperação de arquivos, aplicativos, bancos de dados de servidores, computadores, storages e outros dispositivos.

 

Os backup servers podem ser físicos ou virtuais, estarem instalados local ou remotamente. O principal objetivo é manter as cópias dos dados sempre seguras e disponíveis. É ainda mais importante para empresas que atuam no modelo SaaS, e-commerces, portais de notícias, etc.

Comentários