Notícias

Snowball: o esforço para trazer privacidade a todas as carteiras de Bitcoin

Woosley criou uma rede baseada em Bluetooth, a Snowball, para facilitar as transações privadas de bitcoin


O desenvolvedor Ben Woosley estava assistindo aos manifestantes de Hong Kong quando viu algo interessante: eles estavam usando a tecnologia Bluetooth para desviar da Internet, permitindo que eles criassem uma rede mesh, ou malha, para organizar e enviar mensagens, evitando intrusões.

 

Para criar essa malha, os manifestantes usaram um kit de desenvolvimento de aplicativos e software, ou SDK, chamado Bridgefy, para contornar as conexões normais à Internet. Woosley se perguntou sobre as implicações dessa tecnologia descentralizada e desconectada para o bitcoin. O problema, ele descobriu, era que, embora a criptografia fosse teoricamente resistente à censura, na prática era fácil derrubar a rede desligando a Internet.

 

Para resolver isso, Woosley criou uma rede baseada em Bluetooth, a Snowball, para facilitar as transações privadas de bitcoin e baseou sua tecnologia no conceito de CoinJoins.

 

CoinJoins?

 

CoinJoins são uma das principais tecnologias de privacidade de bitcoin. Eles são usados ??para embaralhar várias transações para ocultar as faixas de todas as partes. A carteira de bitcoin Wasabi facilita o uso do CoinJoins, mas como os CoinJoins são mais difíceis e caros do que as transações normais de bitcoin, eles representam apenas uma pequena parte do total de transações de bitcoin, apesar de existirem há anos.

 

Woosley quer tentar facilitar a privacidade com uma variante do CoinJoins chamada PayJoins. "Esse é o principal elemento do projeto, facilitando o PayJoins, onde você não precisa saber que eles estão ocorrendo", disse ele.

 

O objetivo é levar a tecnologia para "bola de neve" - ??daí o nome - garantindo que todas as transações tenham pelo menos a opção de atravessar a rede de malha se a Internet estiver indisponível.

 

Como funciona

 

Tudo começou em um hackathon de blockchain no Wyoming. Woolsey estava lá por causa de um "fascínio pela cultura cowboy". Woosley e o companheiro de desenvolvimento de bitcoins Justin Moon se uniram para o evento de vários dias e exploraram que tipo de produto eles queriam criar.

 

"O Bluetooth é a tecnologia sem fio mais comumente disponível em todos os telefones. A onipresença do Bluetooth o torna um bom alvo para isso", disse Woosley.

 

A dupla considerou outras tecnologias, mas as abandonou após um pouco de pesquisa. Outra tecnologia sem fio, a NFC, não era tão difundida porque só é suportada em smartphones Android. Mas uma vez que o Bluetooth esteja em um local estável, a equipe pode tentar tornar o Snowball compatível com esses outros tipos de tecnologias, disse Woosley.

 

O resultado é algo que Woolsey e a equipe chamam de Pay to EndPoint ou P2EP. É uma nova ideia para alcançar a privacidade do bitcoin. Em vez de exigir que um monte de gente faça uma transação ao mesmo tempo, como é feito com o CoinJoins, quem faz uma transação precisa apenas do remetente e do destinatário para misturar as transações.

 

O Projeto Snowball melhora a segurança de duas maneiras. Primeiro, os usuários não precisam encontrar outra pessoa tentando fazer uma transação ao mesmo tempo. Segundo, pode ser ainda mais privado que o CoinJoins comum, pois torna o fato de você estar usando um misturador para ocultar o histórico de transações muito menos óbvio.

 

Para desenvolvedores como Woosley, é importante facilitar as transações privadas por alguns motivos. "É uma propriedade que afeta a todos. Mas, de certa forma, é um bem público. À medida que mais pessoas fazem transações privadas, aumenta a privacidade de todos os outros", disse ele.

 

Além disso, Woosley quer "minar as pessoas da Chainalysis". No momento, não é tão difícil descobrir quais transações pertencem a quais pessoas usando a "análise de blockchain" ou olhando o histórico das transações de bitcoin para encontrar padrões.

 

Além disso, os especialistas temem que o histórico transparente de transações do bitcoin possa prejudicar suas chances de se tornar uma moeda séria. Uma propriedade crucial do dinheiro é a "fungibilidade", a idéia de que cada moeda vale a mesma quantidade que qualquer outra moeda.

 

O risco com o bitcoin é que algumas moedas podem ficar contaminadas por um crime passado e se tornar inúteis.

 

"A moeda pode estar associada a algum evento que aconteceu há muito tempo", disse Woosley. "É possível examinar as moedas para ver se elas serão gastas com base em regras externas, como o que o governo pensa. Isso prejudica o uso do bitcoin. É um risco significativo para qualquer usuário."

 

Obstáculos à adoção

 

No entanto, pode não ser tão fácil simplificar as transações privadas de bitcoin. Um grande obstáculo ao P2EP é que o remetente e o destinatário precisam adotar Snowball para se comunicar.

 

Além disso, alguns especialistas questionam se é o melhor caminho a seguir para transações privadas de bitcoin. O P2EP existe há um ano, mas não ganhou muita força.

 

"Não é difícil ver por que o P2EP e o PayJoin realmente não vêem adoção. Toda implementação é limitada. JoinMarket apenas para usuários do JoinMarket, BustaPay apenas para comerciantes e Snowball apenas para smartphones", disse Adam Fiscor, desenvolvedor da Wasabi, líder carteira de bitcoin voltada para a privacidade que usa CoinJoins normais. Ele chegou ao ponto de dizer que a tecnologia de carteira de privacidade de Samourai é para "idiotas". Ele e Samourai participaram de uma discussão pública no início deste ano sobre as diferentes abordagens adotadas nas tecnologias de privacidade.

 

Woosley espera que o Snowball se expanda para um padrão mais flexível. Ele argumenta que o principal ingrediente que os outros projetos não têm é que eles estão tentando tornar a implementação das carteiras "sem esforço". Como tal, a equipe está procurando um desenvolvedor para ajudar a criar um aplicativo que funcione para dispositivos Android.

 

Assim que terminarem, eles abrirão "solicitações de recebimento" para carteiras para tentar ajudá-los a adotar as alterações. "O esforço de integração deve ser bastante modesto", disse Woosley. No total, ele espera que a adoção comece com uma enxurrada e se transforme em uma tempestade. Afinal a versão anterior, baseada em Hong Kong, do conceito de bola de neve foi mais que bem-sucedida, mudando governos inteiros.

 

Comentários