Notícias

TikTok anuncia parceria com a Oracle.

Oracle é a escolhida para parceria, enquanto Microsoft foi rejeitada.


A empresa chinesa de tecnologia, ByteDance, criadora do aplicativo de vídeos TikTok anunciou sua escolha da empresa Oracle para ajudar a administrar as operações do aplicativo nos Estados Unidos. O movimento visa amenizar os temores do governo Trump a respeito dos laços potenciais do aplicativo com o governo chinês. Entretanto, a nova parceria já vem levantando questões de privacidade.

A Microsoft também havia feito uma oferta de aquisição, porém acabou por ser rejeitada. O valor ou a estrutura exata do negócio, incluindo informações a respeito da Oracle deter parte ou todos os ativos do TikTok no Estados Unidos não foi imediatamente esclarecido. Mas já existem suposições de que a parceria não seria uma venda direta. 

O acordo feito com a Oracle tem como objetivo resolver as preocupações do governo norte-americano sobre os possíveis vínculos do aplicativo com o governo chinês. O acordo vem levantando um conjunto separado de problemas de privacidade de dados. 

Especialistas apontaram que antes de se tornar o atual chefe de políticas públicas da TikTok nos Estados Unidos, Michael Beckerman em artigo de opinião de 2019 chamou a Oracle de corretora de dados culpada de práticas invasivas e potencialmente prejudiciais. Beckerman era, na época, chefe da Internet Association, que conta com Facebook, Google e outros gigantes da tecnologia como membros. "Embora os indivíduos esperem que uma empresa de mídia social saiba sobre as informações em seus perfis, eles provavelmente não têm ideia de que Experian, Oracle ou muitos outros grandes corretores de dados têm seu endereço, número de telefone e um dossiê de suas prováveis ??doenças médicas", escreveu ele. "As práticas dos corretores de dados estão ocultas e em total contraste com as empresas da Internet que permitem aos usuários excluir suas contas quando quiserem e controlar suas configurações de privacidade com apenas alguns cliques."

Jeff Chester, diretor executivo do Center for Digital Democracy e defensor da privacidade infantil, expressou suas preocupações na noite de domingo. "A Oracle reuniu uma série de subsidiárias de segmentação poderosas, agora chamadas de Oracle Marketing e Oracle Data Clouds, que levantam questões de privacidade no negócio", disse ele por e-mail. "A menos que a administração e os reguladores ajam, a Oracle poderá aproveitar os dados dos usuários do TikTok para suas outras operações de negócios".

O presidente Donald Trump, em agosto, chamou a Oracle de "grande empresa" que "certamente seria alguém que poderia lidar com ela." A fala ocorreu seis meses depois que do presidente da Oracle, Larry Ellison, organizar uma arrecadação de fundos de alto valor para o presidente. E os executivos da Oracle também foram conselheiros próximos de sua administração, mesmo quando outros gigantes da tecnologia se esquivaram.

Comentários