Notícias

Um guia de privacidade para adolescentes

Como manter sua segurança na internet e usar ela da melhor forma


Escolas de diversos países estão comprando sistemas de vigilância que monitoram quase tudo que os adolescentes fazem em suas contas escolares e de mídia social.

 

Freqüentemente, em vez de tratar os alunos como pessoas tridimensionais que enfrentam uma variedade de desafios - incluindo bullying, assédio, depressão e ansiedade - os administradores das escolas assumem que os adolescentes não têm direitos digitais e recorrem a eles. O que é pior, os adultos que entrevistam adolescentes geralmente não têm noção da cultura que consomem. Como resultado, as conversas com adolescentes podem parecer completamente estranhas a qualquer adulto que esteja assistindo.

 

Existem aplicativos que permitem que os adolescentes denunciem outros adolescentes às autoridades da escola, serviços que examinam as mídias sociais em busca de ameaças e softwares que monitoram tudo o que os alunos fazem nos computadores das escolas e produzem em e-mails, bate-papos e documentos. São muitos sistemas confusos para navegar.

 

Como você deve se comportar online?

 

Conversamos com dezenas de adolescentes, administradores de escolas, agentes de segurança e especialistas e achamos alguns dos conselhos abaixo os mais úteis. Este não é necessariamente um guia passo a passo, mas sim algumas maneiras de pensar sobre seus hábitos online.

 

Conheça seu público

 

Freqüentemente, quando publicamos algo online, não sabemos exatamente quem isso pode alcançar. Temos um entendimento nebuloso, na melhor das hipóteses, do que realmente significa quando uma postagem é "pública" ou "privada".

 

Nas plataformas de mídia social, existem muitas pequenas coisas que determinam quem vê sua postagem. Suas configurações de privacidade, que permitem escolher se uma postagem é pública ou privada, são apenas uma dessas coisas.

 

Você também precisa pensar antes de usar seu nome real nas mídias sociais, marcar seus amigos ou sua escola, ativar suas configurações de localização ou usar determinadas hashtags para eventos como baile de formatura ou jogo de volta para casa. Além disso, pense duas vezes antes de postar sobre estar em um determinado lugar em um determinado momento, especialmente quando você ainda está nesse local.

 

Com relação ao e-mail da escola e aos computadores da escola: tudo o que você pesquisar, digitar, visualizar, salvar ou baixar em um computador da escola pode ser lido por alguém que trabalhe na escola. Suponha que tudo o que você digitar, enviar, salvar ou carregar em uma conta do Google G Suite ou Microsoft 365 associada à escola pode estar sendo lido por um professor ou um estranho.

 

Suas palavras sempre estarão fora de contexto

 

Você pode ter um senso de humor sombrio. Você pode gostar de curtir no Twitter ou Instagram. No seu mundo online, você sempre tem muito contexto com quem está falando e quem está contando a piada. Mas sempre assuma que os adultos não entenderão o que você quis dizer.

 

Os adultos costumam ver as postagens fora de contexto. Eles não vivem no seu mundo. Eles não têm as conversas que você tem com seus amigos. Eles podem não ouvir a mesma música, assistir aos mesmos shows ou ler as mesmas coisas que você. Isso significa que eles tendem a entender mal as coisas que você publica on-line.

 

E se você cometer um erro e postar algo estúpido ou equivocado, a falta de contexto só piorará as coisas. Nosso melhor conselho é ter muito, muito cuidado com qualquer coisa de adversário que você postar.

 

Seja cauteloso ao fazer piadas em uma conta de mídia social pública associada ao seu nome de nascimento que mencione atos de violência e coisas similares. Você pode estar de brincadeira, mas os adultos podem não estar. 

 

A internet não deve ser seu diário

 

Você precisa processar o que acontece em sua vida e pode usar a internet como um espaço para expressar seus sentimentos. Mas isso pode vir com armadilhas.

 

Faça projetos criativos - incluindo poesia pessoal, redação expositiva etc. - em um diário ou em seu computador pessoal, usando sua conta pessoal ou ferramentas nativas de documentos de texto. Se você deseja compartilhar seu trabalho com um professor ou alguém da escola, considere imprimi-lo ou compartilhá-lo com o e-mail pessoal da outra pessoa. E pode fazer sentido compartilhar seus problemas pessoalmente e suas soluções online.

 

Além disso, construa relacionamentos com adultos confiáveis ??offline. Se você está tendo dificuldades mentais ou emocionais, é melhor poder abordar um adulto em quem confia quando se sente à vontade, em vez de ser pego de surpresa quando um professor lê algo em um documento ou email.

Comentários