Proteção de dados

Itaú e o "Privacy By Design" como aposta competitiva

Itaú adota o conceito de "Privacy by Design" como aposta competitiva. Saiba mais sobre a nova estratégia da gigante dos bancos.


Com a chegada do Open Banking, que inicia na sua quarta fase hoje, dia 15, o Itaú, com uma cartada competitiva, adotou o conceito de "Privacy by Design" nos seus novos produtos e tem se utilizado dessa novidade em suas campanhas de marketing.

 

O Open Banking chegou trazendo consigo o conceito de permitir que consumidores possam compartilhar seus dados com outras instituições financeiras de modo a ter acesso a produtos e serviços melhores, e está em fase de implementação desde fevereiro deste ano.

 

Estruturado pelo Banco Central, em sua primeira fase o foco foi o compartilhamento padronizado de dados entre as próprias instituições financeiras.

 

Na segunda fase foi a vez do compartilhamento de dados de clientes relacionados a serviços bancários, como contas e cartões de crédito.

 

Em sua terceira fase foi a vez de se integrar os serviços, como transações de pagamentos e PIX e dar autonomia ao cliente para aceitar ofertas de crédito.

 

E por fim, entramos na última fase do processo, em que o foco é compartilhamento de dados de serviços relacionados a serviços como câmbios, conta salário, seguros e investimentos. Etapa essa também chamada de "open finance".

 

Como o Itaú vai incorporar o "Privacy by Design"?

 

Aos poucos, mesmo que ainda de forma lenta, a aderência ao Open Banking está crescendo cada vez mais. O Banco Central divulgou nesta semana que o sistema de compartilhamento de dados financeiros bateu a faixa de 1 milhão de permissões dos clientes, que começou quando o compartilhamento teve seu início, em agosto.

 

O Itaú Unibanco entendeu que é necessário que exista um foco nas questões envolvendo privacidade de dados e a vantagem competitiva que esse foco pode trazer para a visibilidade e credibilidade da marca, e cada vez mais tem se mostrado preocupado em criar novos projetos que estejam, desde já, alinhados aos princípios do "Privacy by Design".

 

O "Privacy by Design" não é um conceito novo, surgiu na década de 90, mas está cada vez mais em evidência, pois mostra a importância que tem um projeto ser pensado, desde a sua concepção, com foco na privacidade dos dados do cliente.

 

Com o surgimento da LGPD e da GDPR, tornou- se uma diretriz que configura boas práticas de privacidade, casando bem com as regulamentações sobre o assunto.

 

Lançado em 2020, o aplicativo Íon, do Itaú, que vem sendo desenvolvido como um MVP (Minimum Viable Product), já nasceu, desde seu planejamento, em compliance com a LGPD. 

 

Carlos Constantini, diretor responsável pela área de Gestão de Recursos e membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco disse: "Esse é mais um marco no desenvolvimento tecnológico de ferramentas para apoiar o investidor. Queremos que o Íon Itaú seja uma experiência em investimentos ao oferecer uma jornada completa aos usuários, incluindo recomendações adequadas para cada perfil de investidor e conteúdo constantemente atualizado".

 

"O Íon faz parte de uma estratégia ampla do Itaú, iniciada em 2017, de aprimoramentos em sua atuação em investimentos com diferentes iniciativas que inovaram o modelo de atendimento aos clientes", afirmou Guilhermo Bressane, Diretor de Marketing do Itaú.

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