Proteção de dados

Navegador focado na privacidade dos usuários chega ao mercado

O "Tor Browser" é um dos navegadores mais populares, conhecido pelas suas tecnologias de anonimato.


Um novo navegador focado em privacidade chegou ao mercado. O Mullvad Browser, é um navegador desenvolvido de uma parceria entre a  Mullvad VPN e da Tor Project. Seu objetivo principal é acabar com os modelos de rastreamento existentes na internet.  

 

De acordo com descrições do próprio site do navegador, "suas configurações e recursos padrão destinam-se a combater a vigilância em massa, mineração e rastreamento de dados ou outras violações de privacidade comumente empregadas por grandes empresas de tecnologia."

 

Como o naveador funciona e por que é referência de privacidade? 

 

Para entender o funcionamento do Mullvad Browser, vale ressaltar que este não é o primeiro navegador lançado com envolvimento da Tor Project.  

 

O "Tor Browser" é um dos navegadores mais populares, conhecido pelas suas tecnologias de anonimato, possibilitadas por meio de sua conexão à rede Tor, que direciona o seu tráfego de rede e oculta o IP dos usuários. 

 

Portanto, a principal distinção entre o novo navegador e o já existente da Tor Project, está na possibilidade de ter o seu IP ocultado  por meio de um VPN confiável. Em outras palavras, dispensa a conexão à rede Tor, que poderia causar uma maior lentidão na velocidade de navegação. 

 

A Mullvard acredita que usar uma VPN não é suficiente para que se tenha privacidade na internet. É dito haver muitos dados sendo extraídos pela maioria dos navegadores.

 

 Quais são suas características de privacidade? 

 

  • O browser inibe a impressão digital, considerada uma "ameça crescente contra a privacidade online", diz o site  Assim sendo, eles criam uma impressão digital semelhante para todos os seus utilizadores. 

 

  • Não há telemetria no navegador. Toda a telemetria foi removida. 

 

  • Com a navegação privada ativada, nenhum cookie, cache e histórico são salvos nas sessões. 

 

  • Bloqueia rastreadores de terceiros. 

 

Por fim, a  sua intenção não é ganhar dinheiro com o navegador. É comentado que o modelo de negócios da Mullvad é ganhar dinheiro com o serviço de VPN deles. Após, diz que o foco do navegador é o fornecimento de uma melhor navegação para usuários de VPN do Mullvad. 



Entendendo a relação privacidade-navegadores

 

Na internet, o que não falta são opções de navegadores. Comparado com outros anos, os navegadores nunca estiveram tão potentes e com tantas escolhas.  Como resultado, são diversas alternativas voltadas para diferentes públicos.  

 

É possível perceber uma semelhança de navegadores conforme o comportamento, profissão e gosto  dos usuários.  Além disso, existem navegadores preferíveis por aqueles que trabalharem com tecnologia e outros para quem gosta de jogar, por exemplo.

 

Sob o mesmo ponto de vista, uma semelhança pode ser percebida na maioria destes: cada vez mais configurações de privacidade. Alguns deles embutem VPNs e outros até mesmo bloqueadores de anúncios. 

 

Em suma, é importante entender que a privacidade é um foco antigo dos navegadores. Do mesmo jeito, alguns e-mails podem ser preferíveis por terem mais opções de privacidade. É perceptível uma onda na qual os usuários olham à privacidade como um critério importante parra a seleção de um produto. 

Comentários