Proteção de dados

Open Banking é seguro?

Essa é uma medida positiva, pois permite uma maior concorrência entre as instituições.


O Open Banking consiste num sistema em que o consumidor compartilha os seus dados com diferentes instituições financeiras de uma forma simplificada. Isso significa que o histórico de uma pessoa com determinado banco vai poder ser acessado por outro banco. Esse acesso compartilhado aumenta as chances dos cidadãos conseguirem crédito em outras instituições e facilita os processos de portabilidade.

 

Quais são as instituições que terão acesso às informações?

 

Somente as que você permitir o acesso por meio do seu consentimento. A ideia por trás da iniciativa é compartilhar informações para melhorar a relação financeira com os bancos. 


Por quanto tempo terão acesso aos meus dados? 


O tempo máximo é de 12 meses. Ao expirar o tempo, você pode renovar com o seu consentimento. Ou seja, se hoje você permitir o compartilhamento para pegar um financiamento em um novo banco, mas daqui a um ano você não deseje fazer outra mudança, pode não compartilhar mais.


Como agir em casos de falha de cibersegurança? 

 

Existe a falha na segurança do site e da corporação em si e existe a falha humana quando trata-se do sofrimento de um golpe ao ser enganado por um agente malicioso. 

 

Conforme especialistas na área e profissionais responsáveis pela projeção do Open Banking, durante o vazamento de dados numa falha do sistema constituinte da corporação, é noticiado o vazamento de uma maneira objetiva e o cliente será avisado. Agora, mesmo com a notificação, a preferência é de que agilize o processo e entre em contato diretamente com o banco.

 

Por se tratar de algo novo no mercado, ainda não foram estabelecidas estratégias de prevenção e consequências por parte da operação humana. Porém, cabe às instituições realizar treinamentos e investir em uma cultura de privacidade.

 

Vale lembrar que os bancos devem estar em conformidade com a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. As instituições que não atuarem na prevenção de vazamentos podem ser multadas de acordo com a gravidade do ocorrido e seu faturamento.

 

Processo de fiscalização

 

No Open Banking teremos diversos mecanismos de fiscalização de diferentes bancos. Todos os bancos são regulamentados e receberam a autorização do Banco Central. Em caso de descumprimento e vazamento de dados, durante o processo de fiscalização haverá diversas punições financeiras, como multas, para os bancos e em casos mais danosos, a suspensão do tratamento de dados. Nenhuma pessoa de fora das instituições bancárias poderá ter acesso aos dados.

 

É possível cancelar o compartilhamento de dados?

 

Sim. O usuário é independente para escolher quando compartilhar. Para o processo de cancelamento, basta solicitar ao banco. A LGPD prevê que cada cidadão possa pedir a exclusão, alteração e anonimização dos dados, ou seja, pedir que eles não sejam mais ligados ao seu nome.

 

Quem tem acesso aos meus dados?


Todas as instituições financeiras poderão ter acesso aos seus dados, se você consentir com o compartilhamento. Essa é uma medida positiva, pois permite uma maior concorrência entre as instituições, afinal o banco que você é cliente há 20 anos já não saberá mais sobre você que uma fintech, pois haverá esse compartilhamento se você desejar.

Comentários