Proteção de dados

Trilha de Auditoria - Finalidade, Importância e Melhores Práticas


Quando uma pessoa ouve o termo "auditoria", a primeira associação está relacionada à documentação em papel solicitada, revisada e analisada pelo departamento de auditoria regularmente. Ou até mesmo no caso de fraude ou atividades anormais. Atualmente, quando todas as empresas estão se esforçando para se digitalizar, as auditorias estão realmente diretamente vinculadas ao software, infraestrutura de TI e ações sobre dados em formato eletrônico. O que significa que todas as informações e evidências devem ser garantidas por diferentes meios - meios eletrônicos protegidos. Em outras palavras, é aqui que a trilha de auditoria entra. Mas o que é exatamente uma trilha de auditoria?

 

O que é uma trilha de auditoria e por que é importante ter?

Uma trilha de auditoria é um registro de todas as ações, eventos ou atividades que um usuário ou sistema realizou com seus dados. Assim, pode estar relacionado à criação, modificação, exclusão de registros ou pode ser uma sequência de ações automatizadas do sistema (Syslog). Obviamente, o volume diário de logs de auditoria pode variar de centenas, para pequenas organizações, a centenas de milhares em grandes organizações. Tornando, assim, muito complexo o rastreamento. Portanto, uma solução para rastreamento automatizado pode ser uma boa solução, e até mesmo obrigatória. 

A trilha de auditoria é crucial para qualquer organização porque:

 

  1. Estar em conformidade - você realmente precisa ter uma trilha de auditoria.
  2. Evitar fraude interna - muitos sistemas ou muitos usuários acessando seus dados. De qualquer forma, é bastante desafiador acompanhar todas as atividades porque consome muito tempo. Os consumidores também recorrem, sem mencionar os riscos ocultos, se não forem feitos da maneira correta.
  3. Evitar a violação de dados - a cada ano que passa, os cibercriminosos estão ficando mais ativos e inventivos. Caso você trabalhe com dados confidenciais, e sim, os dados pessoais são altamente sensíveis, o risco de violação de dados é de quase 30%. Não é tão pequeno para ser negligenciado, certo?

 

Quais são as diferentes soluções para trilha de auditoria?

Toda empresa deve tomar uma decisão sobre como armazenar e rastrear as trilhas de auditoria. Então, aqui estão algumas das maneiras possíveis de fazer isso:

 

  1. Usando as funcionalidades e capacidades já existentes do seu software e acompanhando o que está acontecendo com os dados. Quanto maior a organização ou mais softwares ela usa, mais complexo fica o fato de fazer algo significativo com as informações da trilha de auditoria. Sem mencionar também o recurso necessário em termos de equipe e tempo. Portanto, com essa abordagem, você não consegue ver tudo em um só lugar e a análise de correlação apresenta muitos desafios, além de ser exigido por muitos regulamentos e padrões de segurança.
  2. Software de informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM) - A solução de log mais comum que agrega seus logs e fornece informações, principalmente relacionadas às informações da rede. Importante mencionar que também poderia ser um desafio estruturar as informações no SIEM e requer muita experiência. Mas como os SIEMs tratam da questão da integridade do log? E isso é suficiente? Descubra aqui.
  3. Coletor de log genérico - Frequentemente um produto de código aberto, amplamente utilizado pelas empresas. Embora essa solução seja muito útil para desenvolvedores de aplicativos, ela não foi projetada para trilhas de auditoria. Esse tipo de coletor de logs é bom para coletar logs de acesso e estruturar os dados. No entanto, não é uma trilha de auditoria "by design".
  4. Plataforma de segurança multifuncional - Uma solução genérica que inclui todas as opções mencionadas acima (por exemplo, SIEM, coletor de log geral, IoT etc.), mas a opção de trilha de auditoria é limitada. E a segurança dos logs de auditoria, novamente, não é garantida. O gerenciamento dessa plataforma também pode exigir muitos recursos internos, sendo um software para todos.
  5. Soluções personalizadas - Desenvolvidas internamente ou contratando uma empresa especializada para desenvolvê-lo. Essa opção pode ser muito cara e consumir mais tempo. 
  6. Solução de trilha de auditoria dedicada - Projetada para esse fim, tem as devidas garantias de integridade. Esta solução pode caber em grandes organizações, bem como em pequenas empresas. 

 

Para que a trilha de auditoria pode ser usada?

Depois de ter uma trilha de auditoria integrada e segura, os logs que você coleta e agrega podem ser usados ??para diferentes fins comerciais. Neste parágrafo, vamos listá-los:

 

  1. Segurança da informação - Identificar que algo errado aconteceu. Isso acontece apenas se você estiver usando uma maneira segura de armazenar e rastrear atividades relacionadas à segurança da informação
  2. Conformidade regulamentar - Palavra-chave "Seguro": para garantir que seus registros estejam em conformidade com a maioria das normas e regulamentos, é necessário ter registros de auditoria seguros e à prova de violações. 
  3. Análise forense digital - Descubra quem fez o quê, quando e possa provar isso. Isso é especialmente crucial nos processos envolvidos.
  4. Integridade dos dados - Ao usar a tecnologia correta, a trilha de auditoria permite reconstruir os dados que foram modificados e a hora em que foram modificados, para que você saiba qual backup usar, contando com os dados fornecidos.
  5. Análise de negócios - Os logs, quando gerados e coletados adequadamente, contêm todos os dados necessários para os processos de negócios, porque a maioria dos processos de negócios ocorre ou se reflete nos sistemas de informação atualmente. 
  6. Detecção de fraudes e anomalias - Ao usar a solução apropriada de trilha de auditoria segura, que captura todas as atividades relacionadas aos negócios de todos os sistemas, qualquer organização pode facilitar a detecção de fraudes em tempo real.

 

Por que a integridade da trilha de auditoria é crucial?

Atualmente, todas as empresas afirmam ter implementado fortes medidas de segurança de dados para manter as atividades comerciais em movimento de maneira ideal e sem riscos. Devido a esses dados, a segurança é um tópico importante, mas na verdade a integridade dos dados é o que está no coração dessa prática. A empresa deve garantir que os dados permaneçam imutáveis ??durante toda a vida útil das operações com esse pedaço de dados. Além disso, no caso de atividades fraudulentas, internas ou externas, esse princípio economiza provavelmente a reputação, o tempo e o custo das empresas no longo prazo. 

 

Mas se você ainda não está convencido de que a integridade dos dados não deva ser ignorada, leia os 3 motivos para não ignorar a integridade dos dados.

 

Conformidade - Normas e regulamentos que exigem uma trilha de auditoria segura.

 

A trilha de auditoria está no centro de todos os padrões e regulamentações publicados na última década. Independentemente de estarmos falando sobre segurança em geral, privacidade de dados, transações seguras ou integridade. As trilhas de auditoria devem estar em vigor, protegidas de maneira indiscutível. Obviamente, dependendo do setor, existem diferentes requisitos de conformidade - a partir de PSD2, PCI DSS, GBLA nas empresas financeiras e de fintech, depois FISMA, SOX, etc. para o setor público, HIPPA e DiGAV para o setor de saúde e, é claro, o principal cluster que afeta todas as indústrias - GDPR, ISO 27001, Diretiva NIST, CCPA. E aqui no Brasil, a LGPD. Então, em qual você está interessado?

Comments