A empresa fabricante de antivírus Avast anunciou o fechamento da sua subsidiária a Jumpshot, empresa que atuava no mercado de dados de navegação para fins de marketing e tendências.
A decisão foi tomada após saírem reportagens dos sites ?Motherboard? e ?PCMag? onde eles detalharam como os dados dos usuários do antivírus Avast chegavam à Jumpshot para serem vendidos por milhões de dólares a outras empresas.
O antivirus da Avast é oferecido de forma gratuita, sendo assim eles possuem uma grande base de usuários. A Jumpshot prometia aos seus clientes informações sobre ?todos os cliques, todas as buscas, todas as compras, em todos os sites? de mais de 100 milhões de dispositivos.
O anúncio do fechamento foi assinado por Ondrej Vlcek, CEO da Avast. O executivo afirmou ter chegado a conclusão assim que assumiu o cargo há sete meses, ele afirma sobre a coleta de informações ?não está alinhada com as prioridades de privacidade da companhia em 2020".
Em nota enviada ao blog do Altieres Rohr (G1), a Avast afirma que a Jumpshot não obtinha informações pessoais dos usuários, como nome e endereço de e-mail, e que a cessão dos dados não era obrigatória.
"Os usuários sempre tiveram a capacidade de optar por não compartilhar os dados com a Jumpshot", acrescentou a Avast.
Mesmo os usuários podendo optar por não ceder essas informações, o compartilhamento era ativado por uma solicitação durante sua instalação. Em dezembro, a Mozilla retirou do ar as extensões do seu navegador Firefox com as marcas Avast e AVG depois da denúncia de um especialista que afirmava que as empresas faziam coleta informações de navegação de maneira irregular. Após o caso a Avast fez adequações e teve sua extensão recadastrada na página do Mozilla.
A Jumpshot era operada em sociedade com a Ascential. No mesmo dia em que sua atividades foram encerradas, a Avast readquiriu um total de 35% da empresa que havia sido vendida para a Ascential em julho de 2019. Nessa época, essa parcela do negócio foi avaliado em US$60,76 milhões (cerca de R$ 255 milhões).