Vazamentos

Vazamento do McDonalds expõe dados de clientes

Confira o que acontece após o vazamento do McDonald?s que expôs CPF, nome, telefone e mais informações sobre os clientes. A LGPD prevê a apuração do caso pela ANPD.


O último domingo (17) foi um dia de alerta para diversos consumidores e clientes fiéis do McDonald's. A empresa emitiu um comunicado geral informando sobre um mega vazamento de informações sigilosas. De acordo com as informações, dados como nome, estado civil, endereço, e-mail, telefone, WhatsApp e CPF podem estar nas mãos de hackers e criminosos. Veja o que fazer se as suas informações estão no vazamento do McDonald's.

Vazamento do McDonald's foi motivado por acidente; entenda

Segundo a mensagem encaminhada pela própria empresa, o vazamento do McDonald's foi motivado por conta de um acidente envolvendo um dos prestadores de serviço da maior rede de franquias fast food do planeta. Essa pessoa teria sofrido "um incidente que permitiu o acesso não autorizado a dados pessoais de alguns de nossos clientes", enfatizou a companhia.

A multinacional ainda informou que nenhum dado sensível foi exposto por conta do vazamento. No caso, a lei geral de Proteção de Dados (LGPD) vigente no país diz que os dados sensíveis são:

- Informações raciais;

- Informações étnicas;

- Dados filosóficos;

- Dados políticos;

- Informações genéticas;

- Informações biométricas;

- Dados de saúde; e

- Dados de vida sexual.

Inclusive, a própria LGPD obriga as empresas que passarem por situações semelhantes a avisarem seus clientes e possíveis vítimas. Foi isso o que ocorreu com o vazamento do McDonald's, por exemplo.

O que fazer se meu nome está no vazamento do McDonald's?

Caso você seja cliente do McDonald's, saiba que a empresa disponibilizou os e-mails do seu SAC ([email protected]) e de um setor dedicado à LGPD ([email protected]) para se colocar à disposição de toda a sociedade.

Confira a nota do McDonald's enviada ao Tecnoblog e à imprensa sobre o vazamento na íntegra:

"A Arcos Dorados, empresa que opera os restaurantes McDonald's na América Latina e Caribe, esclarece que um dos nossos prestadores de serviços sofreu um incidente, que permitiu o acesso não autorizado a dados pessoais não sensíveis de alguns clientes da rede no Brasil. Ao tomarmos conhecimento do ocorrido, adotamos as medidas cabíveis, bem como comunicamos a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP) e os clientes possivelmente impactados. A Arcos Dorados repudia esta atividade criminosa e trabalha continuamente para reforçar as medidas de proteção dos dados pessoais dos seus clientes. Lamentamos a situação e disponibilizamos canais de comunicação para esclarecer quaisquer dúvidas dos consumidores".

 

Agora a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) vai analisar, investigar e apurar a responsabilidade da empresa no episódio de vazamento de dados.

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