Vazamentos

Mais de 12 mil fotos de documentos de brasileiros estão em novo vazamento. Veja o que fazer

É essencial fazer consultas regulares ao seu CPF em instituições como Serasa e SPC. Com seus documentos, criminosos podem criar dívidas, fazer compras em lojas, solicitar empréstimos.



Logo no início de mês, um vazamento considerável foi noticiado como consequência de uma falha de segurança. No vazamento, dados como RG, CPF e CNH são almejados pelos feitores dos ataques. Com consciência da política e da privacidade na internet, eles buscam dados recorrentemente solicitados por lojas e por sistemas. 

 

Entre informações adicionais, que também são solicitadas, mas com menos frequência estão o nome dos responsáveis, data de nascimento, endereço e o gênero. Com frequência, grandes corporações  solicitam diversas informações como nome da mãe do usuário quando uma pessoa de fora tenta adentrar ao seu perfil para evitar que estes ataques aconteçam e que terceiros usufruem negativamente de algo que não os pertence. Além das principais, como a identidade. 

 

O direcionamento dos dados e onde são encontrados

 

A empresa brasileira de cibersegurança Syhunt identificou postagens de hackers na dark web e na deep web. Por ser um lugar de difícil acesso e ser conhecido por sua anonimidade, os feitores optam por deixá-los lá para evitarem ao máximo o descobrimento dos vazamentos pela mídia. 

 

Além de que, a primeira postagem noticiada pela Syhunt mostra a vontade do autor de vender os dados juntamente com alguns cartões de crédito.  De acordo com a empresa, a estimativa é de 2,5 milhões de brasileiros atingidos. Por se tratar de um assunto como a privacidade de diversos brasileiros, poucas informações são noticiadas.  

 

A importância do comprometimento com os dados

 

Usualmente, estes vazamentos não são tão alarmantes para a maioria das pessoas e muitos nem sabem da existência dessas possibilidades de vazamento. Em alguns casos, até dados de pessoas mortas são divulgados. 

 

Aos poucos, as pessoas estão se conscientizando após a  notificação de golpes que são frequentemente noticiados nas grandes mídias. Métodos diferentes, objetivos iguais. Algumas destas pessoas não têm noção do quão 'acessíveis' os dados e documentos delas são na internet e o que está por trás dos motivos e desejos dos malfeitores em ataques e vazamentos. 

 

Meus dados foram vazados, e agora?

 

Quando seus dados pessoais são vazados, é possível que nada aconteça, mas também é possível que eles sejam utilizados para diversos fins. Quando é o caso de CPF e RG, fique atento em suas contas bancárias, troque a senha do internet banking se for preciso. 

 

É essencial fazer consultas regulares ao seu CPF em instituições como Serasa e SPC. Com seus documentos, criminosos podem criar dívidas, fazer compras em lojas, solicitar empréstimos. Com isso, seu nome pode acabar sendo negativado sem que você saiba. Acompanhe seu score com regularidade.

 

Quando há a suspeita de vazamento de informações financeiras, o ideal é bloquear o seu cartão de crédito. Isso já é possível pelos próprios aplicativos dos bancos e fintechs. Uma dica é, quando for fazer compras online, utilizar o recurso de cartão virtual. Assim, se os dados deles forem roubados, você continua usando o cartão físico normalmente, pois tem outra numeração.

 

Como forma de prevenção, adotar a consulta periódica ao Serasa e SPC e trocar suas senhas algumas vezes ano ano são ótimas dicas e mantém você mais seguro.

Comentários