Vazamentos

Multinacional francesa é multada em 1,5 milhão de euros por descuido com dados

No Brasil o valor da sanção em caso de vazamento de dados pode chegar a R$ 50 milhões e ao redor do mundo grandes empresas têm sofrido a consequência ao ignorarem políticas de privacidade.


A Dedalus Biology foi auditada pela Autoridade de Proteção de Dados da França (CNIL) em uma operação que identificou fraudes envolvendo seus serviços. Uma falha de segurança no sistema havia comprometido a segurança das informações pessoais de várias pessoas. O vazamento observou que todos os materiais eram referentes a consultas médicas que aconteceram no ano de 2020. 

De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa, a organização infringiu os artigos 29 e 32, que punem quem coleta e usa uma informação privada de maneira inadequada, responsabilizando os culpados. A multa foi contabilizada em 1,5 milhões de euros, equivalente a 7,79 milhões de reais na cotação atual do câmbio, ou seja, um prejuízo gigantesco. 

Diante do problema e desgaste da reputação, a Dedalus deveria ter se posicionado para amenizar o impacto financeiro 

Nos países europeus o conhecimento em relação à aplicação das regulamentações é mais avançado, dada a experiência das instituições. A sanção milionária poderia ter sido menor, mas o motivo dos órgãos terem aumentado, deixando em 10% do faturamento da empresa o pagamento, torna o caso mais grave. Ao perceberem que a companhia não teve nenhum esforço para evitar o crime, o valor aumentou. 

Isso só serve de alerta para que todos os gestores considerem a importância de se alinhar a todas às garantias legais, prevenindo desgastes como esse. O relatório final considerou que 491 mil pacientes foram prejudicados quando expostos documentos, históricos médicos e outros dados pessoais. A exposição teve origem na falha do software oferecido pela Dedalus Biology para inúmeras clínicas. 

De certa forma, escândalos como esse servem para alertar empreendedores a tomar decisões e escolher melhor seus parceiros 

Os hospitais que usavam os serviços fornecidos pela multinacional francesa provavelmente não sabiam da fragilidade do fornecedor. Uma plataforma e outras ferramentas digitais são extremamente úteis  nos processos administrativos, mas é preciso prestar atenção na qualidade do programa contratado. Antes de contratar, pesquise se há certificações de qualidade e redija um contrato de compromisso. 

Mais do que perda financeira, a credibilidade da Dedalus Biology entrou em decadência e mesmo com as condições de criar um bom suporte e gestão de riscos, decidiram ignorar as políticas de privacidade. Não bastasse o erro, permitiram que todos os dados mencionados fossem divulgados abertamente nas redes sociais, sem considerações éticas em relação aos consumidores. 



Comentários