Proteção de dados

Por que os usuários de plataformas de privacidade precisam de ferramentas mais fáceis

Quase 20% dos revisores falam em suas avaliações sobre a dificuldade de uso dos softwares, e outro termo comumente utilizado para avaliar os pontos negativos foram "interface do usuário" e "processos complexos".


A plataforma de revisão de softwares e serviços, G2 mostrou, através de um relatório, que os usuários de plataformas de privacidade querem ferramentas mais fáceis.

 

O relatório de inverno 2022, o G2 Grid, criado a partir de avaliações de clientes reais, mostrou o que os usuários pensam a respeito dos 10 principais softwares da categoria de privacidade. 

 

De acordo com dados do relatório:

 

89% das necessidades dos usuários são atendidas apesar de ainda haver espaço para melhorias.

 

Atendendo 93% das necessidades dos seus clientes, os softwares DataGrail e Osano foram os mais bem avaliados.

 

 

Imagem https://www.g2.com/articles/data-privacy-tech-users-want-easier-tools

 

A maior queixa dos usuários consiste no termo "difícil de usar"

 

Quase 20% dos revisores falam em suas avaliações sobre a dificuldade de uso dos softwares, e outro termo comumente utilizado para avaliar os pontos negativos foram "interface do usuário" e "processos complexos".

 

Essa necessidade não atendida também surge nas categorias de facilidade de configuração e facilidade de uso do software de gerenciamento de privacidade de dados. A pontuação média nestas categorias é de apenas 83%, deixando assim, uma brecha para que os usuários possam pensar melhor na hora de renovar a licença.

 

As principais soluções de gerenciamento de privacidade de dados apresentaram uma questão em comum: o fato de limitarem a quantidade de usuários de uma mesma empresa, com licença para usá-los. Os softwares com melhores avaliações nessa categoria foram: Osano com uma taxa de adoção de 72%, DPOrganizer e SAI 360 com 70% e 67% de taxa de adoção, respectivamente.

 

O que as empresas de softwares podem fazer em relação a isso?

 

Eles podem melhorar a experiência do usuário entendendo as suas necessidades, e alguns softwares podem ajudar nessa tarefa, como softwares de pesquisa de usuários, softwares de gerenciamento de feedback empresarial, softwares de pesquisa e softwares de análise de jornada do cliente.

 

Facilitar a configuração inicial do software de gerenciamento de privacidade pode aumentar consideravelmente as taxas de adoção dos usuários em relação ao que vemos hoje e uma maneira de fazer isso é tornando a interface do software mais intuitiva.

 

O que os compradores de softwares de gerenciamento de privacidade podem fazer?

 

O comprador, antes de tudo, precisa entender quais são as suas necessidades.

 

Pode também, através do G2, analisar as avaliações dos softwares, ler o guia completo de gerenciamento de privacidade de dados ou outros recursos relacionados ao software em questão.

 

O importante é ressaltar que, tanto as empresas, quanto os usuários, podem ajudar a melhorar a experiência do usuário com o uso do software: as empresas, investindo em entender a necessidade do cliente, e os usuários ajudando com seus feedbacks.

 

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