Redes Sociais

Facebook pretende colocar câmeras em televisões

Novo gadget da rede social se assemelha ao Apple TV


Em outubro deste ano, o Facebook irá lançar seu mais novo produto, o Portal TV. É um pequeno aparelho com uma câmera, que poderá ser colocado em cima ou embaixo dos televisores dos usuários. A interface será parecida com o Apple TV, incluindo o Facebook Watch, Watch Party, WhatsApp e, em breve, o Amazon Prime.

 

O dispositivo, que custará 149 dólares, estará disponível a partir de 15 de outubro, juntamente com um Portal de 10 polegadas (179 dólares) e um Portal Mini de 8 polegadas (129 dólares). Para a rede social, a programação do Portal pode ajudar a se posicionar no mercado de speakers inteligentes em rápido crescimento, sem mencionar que está mais próximo das telas de TV, com o potencial de outras ofertas de entretenimento mais adiante. 

 

Andrew Bosworth, vice-presidente de AR e VR do Facebook diz que o objetivo do produto é "apenas conectar pessoas". Porém, ele comenta que entende "que este [lançamento] é no momento em que o Facebook aparece nas notícias com bastante frequência". A rede social, porém, garante que o Portal TV segue o conceito "privacy by design", quando o produto é pensado para garantir a proteção de dados pessoais desde sua concepção.

 

Para a CNN Business, a empresa confirmou que pode ter contratados ouvindo gravações de interações do usuário com o dispositivo, começando quando as palavras "Hey Portal" são faladas. Outro fato preocupante é que, no mês passado, foi divulgado um relatório em que a rede social admitia ouvir gravações das mensagens de voz em texto dos usuários enviadas pelo Messenger.

 

Bosworth disse que esta revisão dos áudios, que envolve "fornecedores treinados em ambientes muito seguros", faz parte do processo para melhorar os dispositivos. "Se as pessoas se sentirem desconfortáveis, poderão optar por não participar", disse ele. "É realmente importante que as pessoas sintam o controle do uso de dados". Segundo o vice-presidente de AR e VR, os dados não são enviados aos anunciantes.

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